Terra e Temperatura - Exposição | Almeida & Dale

Exposições

Terra e Temperatura

Curadoria: Germano Dushá

12.06 — 14.08.2021

A exposição reuniu aproximadamente 90 obras de 30 artistas de diferentes períodos, práticas e regiões do Brasil para abordar aspectos do imaginário social do país através de múltiplos vieses.

Numa jornada não linear, livre de caminhos definidos a exposição propôs encontros intensos entre artistas como Mestre Guarany, Tarsila do Amaral, Madalena Santos Reinbolt, Mira Schendel, Agnaldo Manoel do Santos, Solange Pessoa e Castiel Vitorino Brasileiro. No lugar de um método de aproximação definido ou recorte temático fechado, a mostra se orientou pela busca de um mesmo vigor que faz sentir a liberdade de conformação e transformação da matéria em suas formas e sotaques mais locais e singulares.

Pensado a partir da exposição, o livro Terra e Temperatura documenta e propõe novos desdobramentos das obras, várias das quais nunca haviam sido formalmente registradas ou expostas. O Programa Público, que reuniu a partir do Youtube vídeos, filmes, conversas e performance, também está documentado no livro. Clássicos da história cultural brasileira e novas abordagens dessa história, figuram lado a lado para investigar pontos cruciais para a compreensão e elaboração crítica do Brasil, seus processos históricos e urgências.

O projeto expográfico buscou conscientemente a equidade. Nomes consagrados da arte brasileira e jovens artistas foram apresentados como potência interpretativa do país, sem relações hierárquicas entre eles. Algumas peças marcantes definiram a intensidade, as ações e os eixos visuais entre as salas. O resultado foi um projeto que reformulou a arquitetura da galeria para proporcionar uma nova experiência ambiental.

Artistas: Agnaldo dos Santos, Anna Maria Maiolino, Artur Barrio, Artur Pereira, Carybé, Castiel Vitorino Brasileiro, Chico Tabibuia, Conceição dos Bugres, Dalton Paula, Davi de Jesus do Nascimento, Djanira da Motta e Silva, GTO, Heitor dos Prazeres, Ione Saldanha, Ivens Machado, José Antônio da Silva, Lidia Lisbôa, Madalena dos Santos, Reinbolt, Maria Martins, Mestre Didi Mestre, Guarany, Mira Schendel, Miriam Inez da Silva, Niobe Xandó, Paulo Monteiro, Paulo Pires, Solange Pessoa, Sonia Gomes, Syro, Tarsila do Amaral, Thiago Martins de Melo, Tunga e Anônimos (ex-votos).

Segunda a sexta-feira das 10h às 18h
Sábado das 11h às 16h
Exceto feriados

+55 11 3882 7120
galeria@almeidaedale.com.br

Rua Caconde, 152 – 01425–010
São Paulo – SP